Reflexões

Quando uma mãe e uma filha se tornam duas mães

Uma das leituras desse ano foi o livro Indomável, de Glennon Doyle, e esse em particular me surpreendeu bastante. Confesso que no começo fiquei com dúvidas de que fosse gostar e nem estava considerando fazer as típicas marcações que nos auxiliam a prestar mais atenção ao ler, mas na medida que os capítulos iam passado, algumas passagens foram mexendo comigo.

É claro que as coisas que lemos e os sentimentos que geram vão fazendo sentido de acordo com o momento de vida que estamos, mas de qualquer forma, achei esse trecho tão verdadeiro:

“Minha família me ama. E ela discorda de mim sobre o que é melhor para a minha vida. Em quem eu confio mais? Neles ou em mim mesma? Decidi me tornar responsável pela minha própria vida, minha própria alegria, minha própria família. E decidi fazer isso com amor. Foi aí que me tornei uma adulta. Esta é a parte da história em que uma mãe e uma filha se tornam duas mães. Uma mulher se torna uma mãe responsável quando para de ser uma filha obediente. Quando finalmente entende que está criando algo diferente do que seus pais criaram”

Não é sobre brigar com os pais, não é sobre ser ingrato pelo que viveu. É por encontrarmos o nosso caminho!

Eu sempre me dei muito bem com os meus pais e graças a Deus isso continua acontecendo e prezo por manter assim. Amo tê-los bem pertinho de mim, mas ao longo dos anos desse meu “maternar”, fui percebendo que precisava me conectar com aquela voz interna que me sempre me diz o caminho a seguir. E não só escutá-la, mas ter mais confiança nela. Percebi que eu deveria assumir os caminhos que escolhessem e que de alguma forma, esse “desmame” era necessário.

Não foi nenhum rompimento drástico, mas me abriu uma reflexão importante de que na medida que vamos construindo a nossa família, ela deve vir em primeiro lugar e devemos sempre focar nessa nossa felicidade.

É importante nos sentirmos seguros para essa jornada. É muito importante saber que podemos contar com aqueles que sempre foram nossa base, nosso tão quentinho porto seguro. Mas é necessário darmos os nossos passos com firmeza e clareza.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s