Maternidade

Para a amiga grávida

Durante a minha primeira gestação eu fui juntando dicas que eu achei importantes e quis guardar pra a minha próxima e também para compartilhar com as amigas.

Isso estava num bloco de notas (alô rainha das anotações) e quando pensei em trazer pro blog, vi que aqui poderia ficar “datado” e que por aqui valeria outra reflexão, além das dicas mais pontuais de hidratação, produtos extensores para as roupas e outros detalhes (mas tá ok, caso você queira a listinha, me manda uma mensagem e eu te encaminho com todo amor!), algo que fosse mais importante e profundo.

Tem um primeiro ponto importante. Você vai ouvir muitas coisas de inúmeras pessoas. Muitas mesmo! E de muitos temas diferentes! Para algumas você vai até ter perguntado alguma opinião, mas de tantas outras, ouvirá de tudo quanto é assunto e conselho. A minha dica sincera? Tenha clareza de quem você quer escutar. Eu te recomendaria ouvir a si mesma, o seu instinto, a sua mãe (se você ainda tiver) e o seu médico (e aqui ele/ela precisa ser alguém que você confie e tenha as mesmas convicções). E já tá ótimo! As experiências vividas em cada gestação, o olhar para o maternar, os detalhes das rotinas, são muitas as variantes e vivências. Cada um fala ou segue uma coisa e você pode ficar zonza se quiser considerar tudo. Defina o seu foco.

Conecte com você mesma. Isso é importante. Possivelmente você vai passar por uma mudança enorme de reconhecimento de si mesma após o nascimento do bebê. Suas prioridades mudam, suas necessidades (nem todas) também. Aproveite essa fase para se curtir. Tem que se hidratar? Faça isso com prazer, defina um ritual. Escolha os cremes que prefere e uma playlist gostosa para o momento. Alias, os momentos de paz, tranquilidade e conexão com você mesma serão reduzidos nessa jornada futura (mas não se assuste, eles também vão voltando), então é mais um motivo para fazer essa pausa ser interessante.

Aqui vale a dica de contratar uma fotógrafa para registrar esse momento. Cada um vivencia de uma forma, mas a auto estima dá uma mexida nessa fase, e ter fotos profissionais que trazem o melhor ângulo, podem te ajudar a se sentir bonita e criar boas memórias. É gostoso também o fato de parar, olhar pra si e para o seu parceiro durante as fotos. Por aqui, rendeu boas risadas!

Ainda nessas mudanças, aproveite a gestação para curtir o seu casamento e amigos. As vezes o barrigão começa a dar uma preguiça e a gente tem que se respeitar, mas não deixe de curtir também os encontros, saídas (alô pandemia, isso mudou um pouco nessa fase), jantares a dois. Você vai ter bastante tempo para ficar em casa, pedir comida e assistir suas séries (nos momentos que o bebê dormir), então agora vale mexer um pouco mais esse corpinho e aproveitar outras situações.

Além disso, acho super legal fazer a tal da “lua de mel da barriga”. Uma viagem de casal (entre o 5º, 6º ou 7º mês para você estar disposta) para curtir um pouco o s relacionamento a dois. Aqui é importante reforçar o quanto é bom o casal estar conectado para esses momentos. E sempre, sempre se lembrar de que é graças a esse amor que hoje terão um pequeno fruto. O casal veio primeiro e se a gente se esquece disso, as canseiras do dia-a-dia podem desgastar essa união que é tão essencial para o relacionamento familiar. Não deixe de regar o seu!

E pra terminar, uma frase que me marcou durante esse momento e seguiu comigo pra vida foi: “Com toda a alma, mas com toda a calma!” A gestação é um momento complexo, cheio de nuances, umas lindas, outras complicadas e cada pessoa vive uma experiência. Viva a sua da melhor forma, se entregue para esse momento, mas saboreie a jornada com a maior leveza que conseguir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s