Tem algo bem especial em ler para as crianças!
Naturalmente, tem de tudo. Livros mais rapidinhos, pouco texto, texturas, algumas histórias sem pé nem cabeça. Mas tem também aqueles que nos fazem refletir. Parar e absorver a mensagem tão bem escrita e ilustrada com os traços mais doces.
Embora menos do que eu queria, eu ainda tenho alguns livros que eram meus e um dos que eu mais gosto de ler se chama “Matheus, o duende e a bruxinha boa”, de Esther Cohen.
Consciente de que esse é um espaço que adoro retomar, reler e refletir, vou colocar um pedaço do texto aqui para ter sempre essas boas memórias (na tentativa de não sofrer caso o livro um dia não resista mais as leituras constantes da minha dupla).
“…Foi então que tudo começou: os amiguinhos não paravam mais de falar, ora o duende, ora a bruxinha, queriam explicar ao Matheus as lindas coisas que tinham aprendido com Deus.
Se você quiser ser feliz, prepare-se para uma aventura. Acredite sempre no bem e os anjos o enviarão por alguém.
O bem é a compreensão que se consegue através da união. Ouvir os outros é muito importante, é entender com o coração.
Tenha sempre no bolso um sorriso de verdade. Abrace as pessoas com carinho, demonstre sempre sua amizade.
Ofereça seus melhores sentimentos: admiração, respeito e gratidão. Veja o que você recebe em troca e guarde essa boa sensação.
Não tenha medo da solidão; as vezes, ela é necessária. Aproveite o encontro consigo mesmo e ouça a si próprio com toda atenção.
Quando você estiver triste ou chateado, não fique envergonhado. Saiba que todos já nos sentimos assim alguma vez na vida. Acredite que o importante é encontrar uma saída.
Lembre-se então de qualquer momento de alegria. Concentre-se nele várias vezes ao dia, e veja o seu aborrecimento indo embora com o vento.
Exercite bastante a sua mente. Estude, leia e fique atento. Aproveite a sua curiosidade, penetre no desconhecido através da realidade.
Use toda a sua imaginação. Espalhe sua criatividade. Cante, dance, desenhe e pinte. Desenvolva sem dom: isso é a eternidade.
Dom é tudo aquilo que recebemos quando nascemos. Não lembramos como aprendemos, mas temos certeza de que sabemos. É ele que nos ajuda a realizar tudo aquilo que queremos.
Agora vamos falar sobre a verdade. Seja fiel a você mesmo, aja com naturalidade, assim você estará, certamente, usando toda a sua sinceridade.
O tempo é um movimento no espaço do qual devemos cuidar passo a passo. As coisas acontecem nas horas certas, desde que estejamos sempre alertas.
O medo é algo inexplicável, com o qual não devemos nos habituar. Não o cultive como uma flor. Cure-o usando todo o seu amor.
Olhe para as estrelas, observe o horizonte. A natureza inspira confiança e transmite muita segurança.
Saiba querido Matheus, que você tem poderes. Jamais se esqueça de que você é o herói, pois é você mesmo quem tudo constrói.
A isso chamamos de destino. Portanto, estimule seu futuro fazendo acontecer o presente. Aproveite tudo que o mundo lhe oferecer de melhor, valorize todas as boas coisas ao seu redor.
Seja cuidadoso com os seus sonhos que oferecem uma séria brincadeira, eles são a vida durante o sono, uma viagem verdadeira.
O amor é o caminho para a alma, que sempre pede para ser ouvida. Siga sempre seus conselhos, pois é ela quem conhece a vida.
É assim que a vida nos fala; ensinar é sua bela função. Ouça tudo o que ela tem a dizer. Nossa existência nunca se cala.”