Me inspira · Reflexões

Conheça-se suficientemente bem

Enquanto colocava a minha mesa de café da manhã e escolhia as louças e talheres diferentes para estar ali, me dei conta do quanto hoje eu já tenho clareza do que me faz bem.

Pode parecer besteira, mas escolher um jogo diferente do de uso diário (ainda que tenha me dado de presente o potinho de mamão que eu tanto queria para ter diariamente na mesa de café da manhã), arrumar a mesa para ter tudo certinho, mesmo que seja só pra mim, já que o marido estava viajando a trabalho, me traz uma paz danada.

Faz bem de verdade. E é tão bom quando a gente se dá conta que, do mesmo jeito que já sabe o que faz bem, o inverso é verdadeiro.

Tenho ciência de que não posso controlar todas as situações ao meu entorno e que, muito do que eu sei que não me faz bem, pode estar diante de mim em inúmeros momentos. Mas só essa simples clareza e discernimento, já me faz vestir outra armadura para enfrentar estas ocasiões. Vira quase uma equação matemática. Eu sei que A vai acontecer e, em função disso, preciso que B seja ao quadrado, pois precisa me alimentar do que vem por vir.

É comum vermos, por exemplo, mães falando de como mudou a dinâmica delas acordar mais cedo do que todos os outros integrantes da casa, para poder começar o dia com um reconhecimento de si, antes daquele habitual caos matinal. Essa é uma das descobertas que eu já fiz (e te convido a fazer também), e que, ainda que possa parecer insignificante para uns, tem um super poder em mim.

Assim como reservar um tempinho para uma leitura de 10 páginas do meu livro de cabeceira (do momento), ou o tempo de passar o meu creme e saber que estou tendo um tempo só meu, cuidando de mim, regar as orquídeas bem cedinho, quando o sol começou a despontar ou no final da tarde. Hoje sei o quanto é importante cuidar de mim.

Por isso, se eu for deixar um conselho: alimente-se do que faz bem: comida, momentos, jeitos e cuidados! E conheça-se suficientemente bem para saber não apenas o que, mas quando precisa de cada um deles.

Deixe um comentário